Projeto Tetear Tech retorna à Piracicaba com arte e tecnologia

TETEAR TECH NA MÍDIA

Noticia inserida no dia 31/05/2022 por [Tetear]

Projeto Tetear Tech retorna à Piracicaba com arte e tecnologia

POR PIRACICABA HOJE

Pela segunda vez na cidade, ação beneficiará cerca de 640 alunos da rede pública

Com o objetivo de contribuir com a formação educacional de adolescentes da rede estadual de ensino por meio da arte e da tecnologia, está acontecendo na cidade de Piracicaba, desde 07 de março, o projeto Tetear Tech em quatro escolas pertencentes ao Programa de Ensino Integral – PEI, beneficiando cerca de 640 alunos. Em sua 9ª edição, o projeto realizado pela Criacom e Parabolé em parceria com o Instituto CLQ, oferece atividades relacionadas a artes visuais, danças urbanas, música – percussão, teatro e CIT Maker (Criatividade, Inovação e Tecnologia).

Em sua segunda edição em Piracicaba, o Tetear Tech traz uma novidade: irá trabalhar em parceria com os professores das escolas diretamente nas disciplinas eletivas, que são atividades em que os estudantes podem atuar numa perspectiva mais prática.
De acordo com o coordenador do Tetear Tech em Piracicaba, Sergio Daniel Ferreira, o projeto é baseado nas metodologias ativas e ajuda no desenvolvimento do pensamento crítico, da colaboração, da criatividade e da valorização do espaço escolar. “O objetivo é contribuir para a formação cultural de crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, favorecendo sua autoestima e motivando novas formas de inclusão social”, explica.

O projeto é um catalisador de potenciais humanos, colaborando com a comunidade escolar para ampliar os horizontes dos estudantes em relação a aplicação prática dos conteúdos curriculares aprendidos na escola. Além disso, contribui para o aprendizado social e emocional como o trabalho em equipe, a empatia, o autoconhecimento e a comunicação efetiva.

As atividades em sala de aula são direcionadas para vivências de processos criativos e experiências estéticas que promovam o contato dos estudantes com as diferentes linguagens artísticas e de cunho tecnológico. Isso tudo representado pelo movimento maker e pelo currículo STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), por meio de um viés “mão na massa” e na perspectiva do “aprender fazendo”. Segundo o coordenador, os alunos passam a ter contato direto com novas perspectivas de aprendizagem, desenvolvem habilidades de trabalho em equipe, acessam diferentes tecnologias e ampliam seu repertório cultural. “Sabemos dos grandes desafios provocados pela pandemia em relação ao déficit de aprendizado de conteúdos curriculares importantes e a evasão escolar. Por isso, acreditamos que a oferta de atividades que conectam a arte e a tecnologia, dialogando com as áreas de linguagens, ciências e matemática, de forma dinâmica, possam contribuir com o trabalho das escolas em prol de uma educação mais significativa e de qualidade aos estudantes da educação básica da rede pública”, comenta Ferreira.

Outra novidade é que o projeto está pautado nas ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), causando uma aproximação com importantes temas a serem desenvolvidos em relação a agenda 2030, construída e trabalhada pela ONU. Isso fortalece o pensamento sistêmico, o olhar para sustentabilidade e dialoga com as questões sociais e ambientais que afetam a todos e da qual fazemos parte.

Patrocinadores e Apoiadores
O projeto Tetear Tech é uma realização da Criacom e Parabolé através da lei de incentivo à cultura e tem como patrocinadores:
Scala Data Center, Blau Farmacêutica, Oji Papéis Especiais, Frameport, Ademicon, Atlas Eletrodomésticos, Caterpillar, ScanSource, ArcelorMittal, Gonvarri, Artely, Metisa e Ritmo Logística.
Apoiadores
Instituto CLQ e Prefeitura Municipal de Campo Largo.
Instituição Beneficiada
Hospital Pequeno Príncipe

Resultados do Projeto Tetear Tech no primeiro ano:
4 Instituições
4 bairros
365 alunos atendidos por mês
733 horas de projeto
73 horas de oficina de teatro
367 de oficina cit maker
147 de oficina de hip hop
73 horas de oficina de circo
73 horas de oficina de música
73 horas de oficina de artes plásticas

Fonte: https://www.portalpiracicabahoje.com.br/projeto-tetear-tech-retorna-a-piracicaba-com-arte-e-tecnologia/

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira as notícias relacionadas