Oferecidas em Campo Largo - PR
Oficina que pretende explorar a criatividade e valorizar a consciência ambiental, por meio do aproveitamento de materiais recicláveis e do desenvolvimento de habilidades artísticas a partir de técnicas como recorte, colagem, modelagem e pintura. Espera-se contribuir para a formação cultural, ambiental e social dos alunos, através de um contato sensível entre suas características individuais e a linguagem das artes plásticas, no intuito de favorecer a autoestima e despertar novas formas de pertencimento na sociedade.
Professor responsável: Fabio Mazzon
Oficina que proporciona aos alunos a oportunidade de vivenciar parte do mundo do circo. Transmitindo a eles a cultura circense e colaborando com o desenvolvimento de valências físicas tais como equilíbrio, flexibilidade, força e principalmente a coordenação motora, juntamente com a imaginação e a capacidade lúdica de cada aluno. Além disso, promove a atividade circense com caráter sócio educativo, fundamentado na participação e na formação artística.
Professor responsável: Alexandre Gabardo
Oficinas que trabalham a dança como ferramenta de desenvolvimento da consciência corporal e da linguagem do movimento, fazendo despertar criações próprias e coletivas. As oficinas pretendem, por meio da dança, trabalhar o relacionamento entre os alunos, incentivando-os a expressar suas opiniões adquirir noções fundamentais de anatomia, saúde e consciência do próprio corpo. Além disso, espera-se estimular a percepção corporal, o senso motor e a expressividade do gesto e fazer os alunos expressarem seus sentimentos em movimentos corporais.
Professores responsáveis: Ana Claudia Soriano
Uma prática inovadora que, por meio da apropriação de canções populares, jogos de mãos e métodos ativos, estimula a educação musical. Ainda, a partir da exploração de diferentes instrumentos, tais como a flauta doce, o teclado e o violão, a oficina reforça elementos importantes que compões educação da sensibilidade, como o caso da melodia, harmonia e ritmo musicais. Um dos pontos fortes dessa vivência é a prática em conjunto, que valoriza o saber coletivo e a formação cidadã, uma necessidade totalmente conectada com a atualidade.
Professores responsáveis: Jéssica Salles e Fabio Mazzon
Essa oficina integra a Criatividade, a Inovação e a Tecnologia utilizando a metodologia STEAM que aborda conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática no desenvolvimento de um mesmo projeto. Proporciona ao aluno vivências na Educação 4.0. Durante a oficina são abordados diversos conceitos e técnicas como eletrônica, mecânica, construção manual e digital, robótica, artes digitais 2D e 3D, programação e desenvolvimento de jogos digitais.
Professor responsável: Maria Luiza Rocha
Oficina que valoriza o encontro e o contato entre os participantes e explora a tradição milenar que é o teatro de bonecos. Propõe, através da criatividade e orientação, criar um boneco cênico e dar vida a ele através da manipulação. Animar um boneco é deixar-se refletir nele, com isso espera-se discutir e exemplificar formas do teatro de animação, aprimorando o conhecimento do grupo nesta área muito rica que atinge pessoas de todas as épocas.
Professor responsável: Iury Pietreski
Oferecidas em Piracicaba - SP
Deixar fluir o espírito criativo, a força e a forma de expressão e comunicação, provocar sentimentos e os sentidos é o que buscamos oferecer aos estudantes nessa oficina.
Com a mão na massa, pintura, reaproveitamento de sucatas e uso de diferentes técnicas e materiais para produção artística, apresentamos parte desse profundo universo da arte.
Professor responsável: Tiago Giannetti e Daniel Frasson Costa
Oficinas que trabalham a dança como ferramenta de desenvolvimento da consciência corporal e da linguagem do movimento, fazendo despertar criações próprias e coletivas. As oficinas pretendem, por meio da dança, trabalhar o relacionamento entre os alunos, incentivando-os a expressar suas opiniões adquirir noções fundamentais de anatomia, saúde e consciência do próprio corpo. Além disso, espera-se estimular a percepção corporal, o senso motor e a expressividade do gesto e fazer os alunos expressarem seus sentimentos em movimentos corporais.
Professores responsáveis: Guilherme Casadei Sabino
Nesta oficina, o foco é o desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade musical, do senso rítmico, da percepção auditiva, do prazer de ouvir e da consciência corporal.
As atividades, permeadas por interações lúdicas e exploração sonora dos instrumentos de percussão, construídos pelos próprios estudantes, percorrem o território de alguns ritmos brasileiros e culminam na preparação de uma apresentação artística para a comunidade escolar.
Professor responsável: Maicon Faquim Araki
Medir, cortar, parafusar, apertar, programar, montar, customizar, na filosofia “Faça Você Mesmo” trabalhamos as oficinas de Criatividade Inovação e Tecnologia – CIT Maker. Os estudantes são envolvidos por práticas Makers como: robótica, marcenaria, planejamento, uso de ferramentas digitais e desenvolvimento de projetos.
Colocando a cabeça e o corpo em movimento, desenvolvendo a criatividade e a resolução de problemas, tudo com a mão na massa!
Professores responsáveis: Daniel Frasson Costa, Luigi Zanuzzi Barroso e Tiago Giannetti
A literatura se funde à imaginação e alimenta o corpo que em movimento se expressa, se faz vilão, mocinho, dançarino, astronauta ou cavaleiro medieval. É desse caldo cultural que alimentamos esta oficina, unindo formas variadas de expressão, autoconhecimento e trabalho em equipe, na tentativa de potencializar a sensibilidade artística e fazer aflorar nos estudantes a “dor e a delícia de ser o que se é”.A literatura se funde à imaginação e alimenta o corpo que em movimento se expressa, se faz vilão, mocinho, dançarino, astronauta ou cavaleiro medieval. É desse caldo cultural que alimentamos esta oficina, unindo formas variadas de expressão, autoconhecimento e trabalho em equipe, na tentativa de potencializar a sensibilidade artística e fazer aflorar nos estudantes a “dor e a delícia de ser o que se é”.
Professora responsável: Murilo Melloto Furlan